Se você convive com uma pessoa autista ou está começando a entender mais sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), já deve ter ouvido falar sobre “graus de autismo”. Porém, será que essa é a melhor forma de compreender as necessidades de uma pessoa autista?
Quando se trata de autismo, é comum ouvirmos termos como “graus” ou “níveis”, que muitas vezes geram dúvidas e até ansiedade em pais e responsáveis que estão buscando entender melhor o diagnóstico de seu filho.
Neste texto, vamos esclarecer a diferença entre o que se costuma chamar de graus de autismo e os níveis de suporte necessários para cada pessoa.
O que são “graus de autismo”?
Muitas pessoas falam sobre graus de autismo, referindo-se à maneira como uma pessoa no espectro se comporta, suas dificuldades e facilidades. É comum ouvirmos termos como “autismo leve”, “moderado” ou “severo” para classificar o TEA.
Embora essa forma de pensar ajude a simplificar a compreensão, ela não representa de forma precisa o que significa viver com autismo.
Cada pessoa autista é única, e os desafios que ela enfrenta podem variar em diferentes áreas: comunicação, socialização, comportamento e até mesmo na forma de interagir com o ambiente.
Por isso, em vez de classificar o autismo em graus, a literatura atual orienta que o mais apropriado é falar em níveis de suporte.
Níveis de suporte: um olhar mais cuidadoso
O conceito de “níveis de suporte” é adotado no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) e foca nas necessidades de apoio que cada pessoa autista pode ter para lidar com seu dia a dia.
Isso significa que, ao invés de pensar em “mais grave” ou “menos grave”, pensamos em como podemos ajudar a pessoa autista a se desenvolver, aprender e viver com qualidade.
Os níveis de suporte são divididos em três:
- Nível 1 – Necessidade de pouco apoio: pessoas neste nível conseguem ter uma vida independente, mas podem precisar de apoio em algumas situações, como ao lidar com mudanças na rotina, adequar-se a um novo contexto de atividade escolar ou de trabalho, ou em interações sociais mais complexas.
- Nível 2 – Necessidade de suporte moderado: pode precisar de ajuda regular em várias áreas, como comunicação e gestão comportamental. Por exemplo, pode ter dificuldade em iniciar ou manter uma conversa e precisar de apoio para lidar com comportamentos repetitivos ou com a modulação de respostas em situações de estresse ou sobrecarga sensorial.
- Nível 3 – Muita necessidade de apoio substancial: as pessoas que precisam de muito suporte enfrentam grandes desafios em todas as áreas, precisando de ajuda cotidiana constante. Isso pode incluir dificuldades intensas de comunicação verbal e não verbal, gestão de atividades de higiene e autocuidado, segurança pessoal, além de comportamentos que podem incorrer em risco para a própria pessoa e/ou para terceiros, carecendo de supervisão contínua.
Por que essa diferença é importante?
Entender os níveis de suporte permite que pais, responsáveis e profissionais identifiquem as necessidades específicas de cada pessoa autista. Ao invés de rotular com “graus”, buscamos olhar ser humano em sua totalidade e forma individualizada, para conseguir oferecer o melhor apoio possível em todas as áreas da vida.
Isso faz uma enorme diferença na vida da pessoa autista, pois adapta as expectativas sociais e os cuidados terapêuticos às suas reais necessidades, seja no ambiente familiar, escolar ou terapêutico.
Além disso, o foco nos níveis de suporte ajuda a criar planos de intervenção mais eficazes e personalizados.
Como a Entremeio pode ajudar?
Na clínica Entremeio, entendemos que cada pessoa autista tem uma jornada única. É por isso que oferecemos intervenções comportamentais individualizadas, sempre levando em consideração os níveis de suporte que a criança precisa para alcançar seus melhores resultados.
Nosso objetivo é criar um ambiente acolhedor, onde a criança e a família se sintam acompanhados e fortalecidos em cada etapa do processo terapêutico.
Se você deseja saber mais sobre como podemos ajudar ou precisa de orientação sobre os níveis de suporte, entre em contato com a nossa equipe.
Estamos aqui para apoiar você e sua família nessa jornada!